AS FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA DO CONHECIMENTO RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM
Resumen
Do ponto de vista da Teoria dos Campos Conceituais, o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis, a forma operatória do conhecimento e a forma predicativa do conhecimento. Isoladamente, essas formas não são suficientes para se obter a conceitualização. Assim, esta pesquisa busca analisar manifestações das formas operatória e predicativa relativas ao conceito de função afim, por estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática do Brasil. Tal objetivo foi dividido em dois procedimentos principais: analisar as interações dialógicas estabelecidas entre os participantes da pesquisa; e analisar os esquemas apresentados pelos participantes da pesquisa ao resolverem as situações-problema propostas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de pesquisa com vistas a fomentar manifestações de ambas as formas do conhecimento. O instrumento foi implementado a quatro estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática. Como resultados, associado à forma operatória do conhecimento, foram identificados junto aos participantes da pesquisa onze teoremas em ação relacionados ao conceito de função, sendo dez teoremas em ação verdadeiros e um falso. Quanto à forma predicativa do conhecimento, foram identificados quatro momentos em que se encontraram indícios de mobilizações do conhecimento predicativo, presentes tanto em falas dos estudantes, quanto em seus protocolos.