EQUIPE MAKER STEAM: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA

Autores/as

Resumen

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Equipe Maker Steam: uma metodologia ativa para uma aprendizagem criativa” e tem como objetivo principal apresentar uma metodologia ativa inspirada nos princípios da cultura Maker e da metodologia STEAM (acrônimo formado pelas iniciais, em inglês, de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interventivo ancorada no método da cartografia, que busca mapear processos subjetivos, visando tornar visíveis os encontros, as interações e experiências durante a investigação, o que permite ao pesquisador explorar e integrar-se aos diversos territórios potenciais do estudo. Para produção dos dados da pesquisa, foi realizada uma oficina com estudantes universitários e as cartografias resultantes mapearam as potencialidades da metodologia em fomentar uma aprendizagem criativa, colaborativa e interdisciplinar. Esta experiência de pesquisa originou o produto educacional “Equipe Maker Steam – explorando o aprendizado criativo e prático em sala de aula”, uma sequência didática que oferece aos professores um roteiro para implementação da metodologia em sala de aula.

Biografía del autor/a

Kleverton Robson da Silva Cordovil, Instituto Federal do Pará / Campus Belém

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará.

Cristina Lúcia Dias Vaz, Universidade Federal do Pará

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2024-10-09