PRODUTO EDUCACIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO NO MOVIMENTO DA PESQUISA

Autores/as

  • Vanessa de Fátima Custódio Dambros de Carlos
  • Maria Lucia Panossian

Resumen

educacional voltado à formação de professores de matemática, vinculado à pesquisa de doutorado profissional desenvolvida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As reflexões são sustentadas pela Atividade Orientadora de Ensino, que se fundamenta nos princípios do Materialismo Histórico e Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. Articulado à pesquisa, que visa a compreensão dos docentes sobre os conceitos matemáticos, o produto se constitui em um material destinado a professores e formadores. Seu propósito é contribuir na organização de espaços de formação docente com foco no estudo do movimento histórico-lógico e na compreensão dos conceitos matemáticos. Alicerçado nos pressupostos teóricos, o material foi sendo elaborado, desenvolvido e validado ao longo da pesquisa, com participantes do projeto Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). Em 2022, um protótipo do produto foi integrado às ações da OPM na UTFPR-Curitiba para que os participantes contribuíssem com dúvidas e reflexões sobre a produção. Com a incorporação das sugestões, o produto passou por modificações e foi implementado nas ações da OPM de 2023 em São Bento do Sul-SC. Esse processo de constituição e validação do produto educacional tem como objetivo que o material corresponda à realidade objetiva das salas de aula e contribua para momentos coletivos de formação alinhados com ações de ensino voltadas ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

Biografía del autor/a

Vanessa de Fátima Custódio Dambros de Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Maria Lucia Panossian

Prof.  Dra. do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Publicado

2024-10-09