ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE FORMAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores/as

Resumen

A organização didática na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) têm revelado limitações no desenvolvimento de práticas educativas fundamentadas nessa perspectiva, inclusive na formação de professores. Para contribuir com as discussões nesse campo, neste estudo foi elaborado um modo de organização do ensino que articula os pressupostos desta teoria pedagógica com os movimentos da Atividade Orientadora de Formação (AOF), utilizada para planejar, desenvolver e avaliar a atividade pedagógica. A partir da inter-relação entre esses referenciais, este artigo apresenta a organização e a análise de uma situação desencadeadora de formação (SDF) no contexto de um curso de licenciatura em Química no Brasil. A análise apresentada faz parte de um estudo doutoral embasado no materialismo-histórico-dialético e tem como unidade de análise as categorias próprias destas teorias e suas intersecções, com foco no trabalho individual do professor-formador e na atividade coletiva com os licenciandos, revelando um viés qualitativo. A análise da transcrição das aulas desenvolvidas nesta SDF permitiu evidenciar que o modo de organização empregado possibilitou o desenvolvimento dos movimentos da AOF e da PHC e que esses se interseccionaram durante a prática analisada, revelando o potencial dessas teorias contribuírem mutuamente para a organização do processo de formação docente. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de fortalecer os movimentos de reflexão sobre a prática previstos pela AOF como ponto importante para a formação dos sujeitos envolvidos, em consonância com as finalidades do processo de ensino e aprendizagem esperados pela PHC.

Biografía del autor/a

João Paulo Stadler

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná – campus Palmas.

Laura Curiel Peón

Doutora em Ciências Pedagógicas. Professora Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior de la Universidad de La Habana.

Marcelo Lambach

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2024-10-09