RELAÇÕES ENTRE PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PRESENTES EM ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

Resumen

Este estudo considera a necessidade de compreender como diferentes teorias pedagógicas permitem organizar e analisar o processo formativo e as dificuldades relatadas na organização didática pautada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), inclusive na formação de professores. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, é analisada a hipótese de que a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) pode ser articulada à PHC de forma a complementá-la e a orientar a organização do ensino nesta perspectiva. Para tal, foram analisados 18 trabalhos acadêmicos que estudaram processos de formação de professores por meio de dois movimentos de análise de conteúdo categorial. O primeiro considerou categorias a priori e permitiu delimitar as teorias e autores utilizados nos documentos. O segundo foi empreendido a partir de categorias emergentes e possibilitou inter-relacionar os conceitos próprios de cada referencial. Os resultados permitem perceber que as duas teorias, apesar de não terem sido explicitamente articuladas nos estudos analisados, apresentam aproximações relacionadas às concepções de trabalho educativo e atividade pedagógica como duas formas distintas, mas complementares, de compreender o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, foi possível inferir a possibilidade de articulação da PHC e da AOE para constituir um modo de organização do ensino, por meio de seus movimentos próprios, indicando a necessidade de estudos posteriores pautados nos livros de referência das teorias em foco.

Biografía del autor/a

João Paulo Stadler

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná – campus Palmas.

Carlos Alberto Marques

Doutor em Ciências Química. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcelo Lambach

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2024-10-09