O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM UM CONTEXTO BRASILEIRO
Resumen
Este artigo preocupa-se em discutir a formação de professores a partir do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. É parte de um projeto maior, em desenvolvimento, vinculado a divisão de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que visa entender sob quais determinações ocorre o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de estudantes do curso de Pedagogia da instituição, Campus de União da Vitória-PR. O objetivo principal pauta-se em identificar as concepções de estágio na perspectiva de discentes e docentes do curso de Pedagogia. Além disso, busca evidenciar as especificidades do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das relações com os demais componentes curriculares do curso, bem como discutir os principais desafios encontrados por acadêmicos/as em sua atuação neste componente curricular. Fundamenta-se em autores que concebem o estágio como inerente e indissociável à formação de professores pedagogos, a partir de uma perspectiva teórico-prática e crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, com vistas a um estudo exploratório inicial sobre a temática, tendo como objeto de análise dez Relatórios de Estágio do Ensino Fundamental do ano letivo de 2023, a partir de dois eixos de análise. Conclui que o Estágio Supervisionado tem contribuído de forma significativa com a formação de professores, promovendo reflexões sobre o conceito de estágio e seus desafios/entraves, numa relação intrínseca entre a escola e a universidade.