CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE MATEMÁTICA ACERCA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA

Autores/as

Resumen

Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que trata da formação inicial de professores de matemática, e teve como objetivo compreender as concepções de estudantes de um curso de matemática acerca de aprender e ensinar matemática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com questões elaboradas a respeito das histórias individuais dos participantes, no âmbito de suas respectivas relações com a Matemática, e questões tratando das concepções dos participantes sobre ensinar e aprender matemática. Para a ocorrência das entrevistas, foram feitos convites a alunos(as) que estavam no terceiro ou no quarto ano de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, e 12 aceitaram o convite. As gravações das entrevistas foram transcritas para constituírem o corpus da pesquisa, que foi analisado com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse processo de análise, emergiram duas categorias: Concepções sobre o Ensino de Matemática e a Concepções sobre a Aprendizagem de Matemática. Essas categorias proporcionaram algumas compreensões sobre o que significa, para estudantes de um curso de matemática, aprender e ensinar matemática. Os resultados evidenciam que os participantes, apesar de já estarem cursando a metade final de um curso de licenciatura em matemática, ainda não apresentam concepções consistentes a respeito do que significa ensinar e aprender matemática.

Biografía del autor/a

Carolina Marangoni da Silva

Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná (PRPGEM). Bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Wellington Hermann

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná (PRPGEM).

Publicado

2024-10-09