ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa aborda o tema práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Inclusiva com ênfase aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresenta como problema de pesquisa: Quais práticas pedagógicas desenvolvidas por uma docente da Educação Infantil representam aspectos direcionados ao processo de inclusão do aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA)?  Define como objetivo central analisar práticas pedagógicas de uma professora da Educação Infantil direcionadas ao processo de inclusão de alunos com TEA. Adota os procedimentos da pesquisa de campo, sendo a coleta de dados realizada com uma docente de uma escola da rede pública municipal de Ariquemes – Rondônia, por meio de entrevista e observação. A partir da análise de conteúdo e de episódios, os dados encontram-se organizados em três categorias: a) perfil da participante; b) práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA e; c) práticas pedagógicas que dificultam o processo de inclusão de alunos com TEA. Como principais resultados e discussão, identifica entre as práticas favoráveis à inclusão do aluno com TEA pela docente o aspecto do ensino do mesmo conteúdo aos alunos com TEA e demais colegas da turma; uso de incentivo verbal à participação nas atividades; utilização de apoio visual e de linguagem acessível. Dentre as práticas pedagógicas que dificultaram o processo de inclusão, foram observadas utilização de atividades fixas de conteúdo sem contemplar o foco de interesse do estudante com TEA, ausência de orientação individual e verificação do entendimento da instrução pelos alunos; carência de recursos didáticos na organização dos espaços da sala de aula.

Biografía del autor/a

Hosana Dos Santos Ferreira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM).

Jacqueline Lidiane de Souza Prais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente pela UNIR, Campus Ariquemes. Líder do GPAM.

Wendell Fiori de Faria

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós Doutor pela Universidade de São Paulo/FEUSP. Docente pela UNIR, Campus Ariquemes.

Publicado

2024-10-09