INVESTIGANDO AS ARTICULAÇÕES ENTRE OS PROBLEMAS DE PESQUISA E OS REFERENCIAS TEÓRICOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores/as

  • Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janaína Ferreira Hudson Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Izabel Nair Rosa dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nilma Soares da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este trabalho buscou investigar a articulação entre os problemas de pesquisa propostos por profesores da educação básica em seus trabalhos de pesquisas de conclusão de curso de especialização em Ensino de Ciências e os referenciais teóricos mobilizados por estes professores para conseguirem responder a tais problemas. Para tanto, nós fizemos um levantamento dos trabalhos de conclusão de curso defendidos como critério para aprovação no curso de especialização. Os títulos, resumos e palavras-chave dos 91 trabalhos foram lidos e tabulados em uma planilha de Excel, sendo posteriormente analisados. Nossos resultados mostram que houve uma variedade de referencias utilizados na elaboração das investigações. Outro aspecto encontrado é que os profesores articularam esses referencias teóricos com seus objetivos de ensino e pesquisa, percebendo-se uma predominância do Ensino por Investigação, CTS e QSC como principais referencias teóricos usados. Isso denota uma atitude reflexiva, o que pode ser considerado como promisor para a formação continuada.

Biografía del autor/a

Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Janaína Ferreira Hudson Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Izabel Nair Rosa dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nilma Soares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2024-10-09