RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS TIPOS “SEM SOLUÇÃO” E “COM EXCESSO DE DADOS” POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE

Autores/as

  • Leandra Letícia de Lima
  • Andresa Maria Justulin

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas dos tipos “sem solução” e “com excesso de dados”. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos. O instrumento para coleta de dados constituiu-se por dois problemas, resolvidos remotamente, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados por meio de fotos, enviadas para a professora da turma participante. Os resultados indicaram que os alunos não atribuíram sentido ao problema do tipo “sem solução”, apenas operando com os dados do enunciado. Já no problema “com excesso de dados”, a principal estratégia foi o uso de operações matemáticas básicas, e apenas seis alunos chegaram ao resultado correto. Tais resultados evidenciam a necessidade da exploração da resolução de problemas de modo a propiciar ao aluno o contato com os diferentes tipos de problemas.

Biografía del autor/a

Leandra Letícia de Lima

Mestre em ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) multicampi Cornélio Procópio e Londrina.

Andresa Maria Justulin

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Docente do Departamento Acadêmico da Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Cornélio Procópio.

Publicado

2024-10-09