ABORDAGENS DE HISTÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NAS VISÕES ACERCA DA MATEMÁTICA
Resumen
A história da matemática tem o potencial de ser um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem. Quanto ao livro didático, sabemos que esse ainda é uma ferramenta bastante utilizada pelo sistema educacional brasileiro, e também uma das possíveis fontes de história da matemática adotadas pelos professores em sala de aula. Com esta pesquisa, buscou-se analisar o modo com que a história da matemática se apresenta em livros didáticos, isto é, o objetivo foi discutir possíveis influências de fragmentos de história da Matemática em livros didáticos, na disseminação de crenças e visões distorcidas acerca da Matemática. Para isso, foram adotados referenciais que tratam de concepções a respeito das ciências, em especial da matemática, como por exemplo slogans sobre a matemática, visões deformadas da ciência e a teoria do desenvolvimento científico não exclusivamente linear. Foi realizada uma análise das inserções históricas da matemática de uma coleção de livros didáticos. Quanto à análise propriamente dita, foram classificadas as inserções selecionadas de acordo com suas características e formas de apresentação e abordagem da história da matemática. Como resultado, foram identificadas crenças e visões distorcidas que podem ser reforçadas por meio dessas inserções, e ainda, destaca-se que a consciência dessas visões não adequadas em abordagens de história da matemática nos livros didáticos é um importante passo para criarmos estratégias que vão se contrapor a tais visões com o intuito de se evitar concepções equivocadas a respeito da matemática.