UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA O COMBATE DAS NARRATIVAS NEOLIBERAIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

Autores/as

  • Luciana Dos Santos Claudio
  • Samira Gonçalves Farath Menin
  • Marisa Noda Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumen

O presente artigo resulta das análises de uma das atividades desenvolvidas dentro da pesquisa aprovada em edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021, intitulada “Escolas não-tradicionais: aprofundando o mapeamento e pesquisa teórica da inovação pedagógica”, que procura compreender como e porque algumas escolas rompem com o paradigma hegemônico da educação e quais as consequências de tal mudança para a sociedade e para a economia. Tal atividade visava aprofundar a investigação em mídias como filmes documentários, plataformas e páginas da internet produzidas para divulgar essas escolas entendidas como alternativas, transformadoras, criativas. E aqui objetivamos conhecer, analisar e mapear características estruturais e metodológicas referentes às escolas não convencionais retratadas nos documentários “Quando sinto que já sei” (2017), “Sementes do nosso quintal” (2012), “A educação proibida” (2012), e nas séries “Sementes da Educação” (2018) e “Destino: Educação” (2018), com o intuito de contribuir com a investigação e formulação das inovações propostas e postas em ação por instituições que já trabalham com um modelo de ensino fora do convencional, para assim, discutir o problema das Metodologias Ativas de Ensino gerenciada pelo viés liberal, as quais estão crescendo nas escolas convencionais. Dessa forma, a metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa descritiva por meio da coleta de dados e análises dos longas-metragens documentais selecionados para a realização do trabalho e de sites das escolas na internet, outrossim, foi feita a observação de campo com a visita ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho. Para tanto, a problematização a ser solucionada encaminhou-se para reconhecer e esquematizar as concepções de ensino-aprendizagem não convencionais em relação ao paradigma convencional e hegemônico da educação, destacando suas aproximações e desavenças com a ideia e estratégia pedagógica das metodologias ativas. Como resultado, observou-se singularidades nos métodos pedagógicos das escolas não-convencionais que as distanciam das metodologias ativas neoliberais e promovem instituições escolares as quais se preocupam com a liberdade e a inclusão das crianças e jovens.

Biografía del autor/a

Luciana Dos Santos Claudio

Graduanda em História, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Samira Gonçalves Farath Menin

Graduanda em História, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marisa Noda, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Adjunta do Colegiado de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2024-10-09