UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS NÃO-CONVENCIONAIS PARA O COMBATE DAS NARRATIVAS NEOLIBERAIS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Resumen
O presente artigo resulta das análises de uma das atividades desenvolvidas dentro da pesquisa aprovada em edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021, intitulada “Escolas não-tradicionais: aprofundando o mapeamento e pesquisa teórica da inovação pedagógica”, que procura compreender como e porque algumas escolas rompem com o paradigma hegemônico da educação e quais as consequências de tal mudança para a sociedade e para a economia. Tal atividade visava aprofundar a investigação em mídias como filmes documentários, plataformas e páginas da internet produzidas para divulgar essas escolas entendidas como alternativas, transformadoras, criativas. E aqui objetivamos conhecer, analisar e mapear características estruturais e metodológicas referentes às escolas não convencionais retratadas nos documentários “Quando sinto que já sei” (2017), “Sementes do nosso quintal” (2012), “A educação proibida” (2012), e nas séries “Sementes da Educação” (2018) e “Destino: Educação” (2018), com o intuito de contribuir com a investigação e formulação das inovações propostas e postas em ação por instituições que já trabalham com um modelo de ensino fora do convencional, para assim, discutir o problema das Metodologias Ativas de Ensino gerenciada pelo viés liberal, as quais estão crescendo nas escolas convencionais. Dessa forma, a metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa descritiva por meio da coleta de dados e análises dos longas-metragens documentais selecionados para a realização do trabalho e de sites das escolas na internet, outrossim, foi feita a observação de campo com a visita ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho. Para tanto, a problematização a ser solucionada encaminhou-se para reconhecer e esquematizar as concepções de ensino-aprendizagem não convencionais em relação ao paradigma convencional e hegemônico da educação, destacando suas aproximações e desavenças com a ideia e estratégia pedagógica das metodologias ativas. Como resultado, observou-se singularidades nos métodos pedagógicos das escolas não-convencionais que as distanciam das metodologias ativas neoliberais e promovem instituições escolares as quais se preocupam com a liberdade e a inclusão das crianças e jovens.