A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PAUTADA EM VALORES RELACIONAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Andressa Felicio Coraiola Manoel Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR
  • Andriele Coraiola de Souza https://orcid.org/0000-0003-0216-4917
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – CCHE/PPGEN
  • Daniel Trevisan Sanzovo Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5177-1564

Resumen

A avaliação da aprendizagem perpassa por diferentes relações, às quais exercem influência sobre a valoração que o professor realiza. Inerente à toda ação humana, o ato de avaliar, ou seja, a atribuição de um valor, resulta da relação entre três componentes - sujeito, objeto e juízo de valor - conforme descrito pela Axiologia Relacional Pedagógica. Ao ser traduzida para o âmbito da sala de aula tem-se a relação entre as esferas do professor, do aluno e dos critérios avaliativos, convergida em uma nota ou menção. Neste caso, avaliar exige uma tomada de posição, seja ela positiva ou negativa, resultante de uma gama de valores que historicamente são constituídos pelo professor. Com base em tais percepções relacionais elaboramos um Produto Educacional em formato de curso, com a temática da avaliação da aprendizagem, implementado junto a licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, com intuito de fornecer subsídios aos futuros professores no que se refere à conceituação e prática avaliativa. Assim, no decorrer deste artigo são apresentados os resultados dessa implementação, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de Mestrado na Área de Ensino, com destaque à algumas percepções dos licenciandos diante das propostas de atividades realizadas considerados valores relacionais.

Biografía del autor/a

Andressa Felicio Coraiola Manoel, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Docente da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR.

Andriele Coraiola de Souza

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – CCHE/PPGEN

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Publicado

2024-10-09