MATEMÁTICA E LITERATURA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FERRAMENTA WEBQUEST

Autores/as

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da literatura nas aulas de matemática, proporcionando uma abordagem diferenciada por intermédio da Educação Matemática Crítica (EMC) e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nessa perspectiva, buscou-se por meio da leitura do livro “O Meu Pé de Laranja Lima” (1968) de José Mauro de Vasconcelos uma abordagem interdisciplinar em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental – Anos finais, inserindo como ferramenta de apoio digital uma WebQuest contendo informações relevantes para desenvolvimento de atividades realizadas sobre o conteúdo de círculo e circunferência. Nas atividades, instigam-se o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca das diferentes classes sociais e de como é possível construir um gráfico de setores a partir das informações trabalhadas no livro. Por ser uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, os resultados da presente pesquisa apontam que trabalhar a matemática de forma contextualizada pode instigar os alunos pelo conhecimento social e formal, utilizando-se da leitura de livros atrelados com atividades matemáticas, associando nesse processo a tecnologia e o pensamento crítico. Como produto educacional, foi desenvolvida uma WebQuest para auxiliar os estudantes no processo da investigação.

Biografía del autor/a

Juliana de Fátima Holm Brim

Mestre em Fundamentos E Metodologias Para O Ensino De Ciências E Matemática do Programa De Pós-graduação Em Ensino De Ciência E Tecnologia – PPGECT pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Doutoranda do Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciência E Tecnologia – PPGECT pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR.

Bianca Aparecida Holm de Oliveira

Mestre em Fundamentos E Metodologias Para O Ensino De Ciências E Matemática do Programa De Pós-graduação Em Ensino De Ciência E Tecnologia – PPGECT pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Doutoranda do Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciência E Tecnologia – PPGECT pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Publicado

2024-10-09