PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumen
Ao considerar a temática ambiental que tem ganhado destaque nas últimas décadas e as contribuições que a Educação Ambiental (EA) conferem para uma formação cidadã, identifica-se uma problemática quando se observa uma lacuna na formação docente no que se refere a abordagem deste tema transversal nas salas de aula. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de mapear as produções científicas no formato de artigos de revistas que discutem práticas pedagógicas voltadas para a EA no contexto do ensino básico. Para tanto foi realizada uma revisão sistemática da literatura investigando as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores atuantes na Educação Básica sobre a EA. A pesquisa, de natureza qualitativa, revelou que os professores desenvolvem práticas sobre horta orgânica, coleta de água da chuva, reaproveitamento da água, reciclagem do lixo, teatro de fantoches sobre animais ameaçados de extinção, plantio de hortaliças nas hortas das escolas e discussão sobre questões ambientais relacionadas ao solo, por exemplo, como iniciativas para abordar a temática da EA, todos dentro da macrotendência Conservacionista. Também foi possível compreender que os principais desafios enfrentados pelos professores incluem a falta de formação específica em EA, a resistência de alguns alunos e a falta de recursos materiais e estruturais nas escolas.