TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores/as

Resumen

As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem auxiliar nos mais diversos contextos, principalmente os educacionais, visto suas potencialidades em articular conteúdos teóricos com ações midiáticas de diversos conteúdos e níveis de ensino. Com base neste contexto, o objetivo dessa revisão é investigar quais Tecnologias Digitais Educacionais estão sendo utilizadas para o ensino de Matemática com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para o encaminhamento metodológico, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura que fornece um método objetivo para identificar as evidências existentes relacionadas a um tema de pesquisa. Os resultados apresentam que há poucos trabalhos sobre a temática, havendo somente dois trabalhos em língua portuguesa, após análise restando somente um dos 53 trabalhos identificados. Porém, gerou-se um arcabouço de tecnologias que mesmo em outros idiomas, pode possibilitar para as escolas públicas uma alternativa de recursos para serem inseridos no âmbito pedagógico inclusivo.

Biografía del autor/a

João Coelho Neto

Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio – UENP CCP.

Adriana Gomes Alves

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Regina Célia Linhares Hostins

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Publicado

2024-10-09