O PROFESSOR-PESQUISADOR EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores/as

  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumen

A proposta, de essência teórico-metodológica, ancora-se na premissa de metodologia de pesquisa como questão identitária de uma investigação científica (SENEFONTE, 2018). Portanto, é o conjunto de axiomas metodológicos que conferem sua singularidade e, sobretudo, cientificidade (CAPELINI-PETRECHE, 2020). Ademais, pela necessidade de um letramento acadêmico na formação de professores-pesquisadores (LIMA; GONZALO, 2021), a proposição visa ilustrar conceitos de metodologia de pesquisa em estudos linguísticos. A ilustração serve para a familiarização e conhecimento do professor-pesquisador para a aplicação de tais conceitos em investigações científicas. Para tanto, o foco recai nos seguintes elementos metodológicos: abordagem, objetivos, justificativa, perguntas de pesquisa, estado da arte, foco, contexto, instrumentos de geração e coleta de dados; tipos de dados, métodos de análise, critérios de julgamento da qualidade da pesquisa, cronograma de execução, questões éticas e contribuições. Espera-se que a proposta promova reflexões sobre o fazer pesquisa à luz dos parâmetros prescritos na academia, bem como valorize o conhecimento científico produzido na área de linguagem.

Publicado

2024-10-09