FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: QUE CAMINHOS SEGUIR?

Autores/as

Resumen

O professor alfabetizador ocupa um lugar complexo no processo de alfabetizar crianças sendo fundamental olhar e considerar a todos que estão no processo formativo, buscando ouvir trajetórias, elaborar novos pensamentos, refletir coletivamente e construir novos conhecimentos para si e para a prática profissional. O presente estudo caracteriza-se como ensaio teórico, objetiva analisar as possibilidades de desenvolvimento de uma formação continuada de alfabetizadores fundamentada na teoria do conhecimento inerente aos estudos do educador Paulo Freire. A temática proposta instiga indagações sobre: Que caminhos seguir na formação continuada de alfabetizadores? Por que os professores necessitam investir na formação continuada? Qual o sentido dessa formação no desenvolvimento de suas práticas docentes? Esses questionamentos serviram de norte para a produção do presente estudo, que resulta de pesquisas desenvolvidas na pós-graduação stricto sensu, focalizando a formação de professores alfabetizadores. O estudo evidencia que investir na formação continuada constitui necessariamente um ponto relevante do ciclo de desenvolvimento profissional do professor, sobretudo se estiver materializado como um processo fundamentado na unidade teoria-prática, na reflexão crítica, na compreensão dos professores como sujeitos do inacabamento e nas necessidades formativas desses profissionais, têm o desafio de educar, educar-se e de aprender cotidiana e coletivamente.

Biografía del autor/a

Francisco Marcos Pereira Soares

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Professora doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Maria Teresa Ribeiro Pessôa, Universidade de Coimbra

Professora doutora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - FPCEUC.

Publicado

2024-10-09