A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO A PARTIR DAS ATAS DO ENPEC
Resumen
Com este artigo, objetivamos apresentar um estado da arte de pesquisas e reflexões acerca da produção do conhecimento na prática do(a) professor(a) de Ciências e Biologia no contexto brasileiro publicadas no Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), realizado entre os anos de 2011 e 2021; buscando dialogar com as pesquisas sobre a temática. A revisão bibliográfica foi realizada no a partir dos links disponíveis no site da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). O ENPEC é um importante evento nacional de ocorrência bienal organizado pela ABRAPEC desde 1997. A busca se deu utilizando os seguintes descritores (conhecimento escolar, disciplina biologia, produção do conhecimento, professor pesquisador). Na primeira busca localizamos um total de vinte e seis artigos após a leitura dos resumos filtrados na fase anterior, foram excluídos os textos que não tratavam de pesquisas/práticas desenvolvidas ou relacionadas à docência em ciências e biologia na educação básica. Sendo assim, o corpo amostral deste estudo foi composto por onze artigos. Na terceira etapa procedeu a leitura completa dos trabalhos. Nos textos analisados as proposições de maior frequência expressam a compreensão que o conhecimento escolar constitui-se a partir da interlocução com o conhecimento científico e os saberes do cotidiano. Ao interpelar a legitimidade da sala de aula como espaço institucional de produção e interlocução de conhecimentos, permite estabelecer a prática docente sem negar as fronteiras do conhecimento escolar que constitui- se ao mesmo tempo do conhecimento científico de do conhecimento do cotidiano.