AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO NUMÉRICA

Autores/as

Resumen

Os jogos e as demais tecnologias têm sido utilizados com maior frequência em todo o processo educacional. Muitas são as formas de se inserir a tecnologia, principalmente as digitais, nas escolas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Uma delas é o uso dos jogos eletrônicos educacionais, instrumento que vem conquistando estudantes e professores, mas que ainda carece de aprofundamento pedagógico para o ambiente escolar. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é identificar quais jogos eletrônicos educacionais estão sendo utilizados para o desenvolvimento da Cognição Numérica, por meio de um mapeamento sistemático. Neste trabalho, propôs-se realizar um mapeamento pelas plataformas da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), o do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), a fim de gerar evidências sobre quais são os jogos digitais que estão sendo utilizados para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Após o mapeamento, evidenciou-se a falta de evidências sobre o assunto, visto que foram encontrados somente 16 trabalhos, abrindo caminho para novas questões sobre o tema e suas aplicações em um contexto escolar, principalmente para aqueles que necessitam de alguma necessidade especial.

Biografía del autor/a

Mateus Lomba Martins

SENAC Jacarezinho.

João Coelho Neto

Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio.

Publicado

2024-10-09