FORTALECENDO A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA MULTIPLICAÇÃO

Autores/as

Resumen

Foi proposto um produto educacional destinado à colaboração entre família e escola, seguindo a estrutura de parcerias escola-família-comunidade criada por Epstein, para a construção do conhecimento de multiplicação nos anos iniciais. A aplicação do produto educacional ocorreu com uma turma de 15 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional foi elaborado à luz dos três momentos pedagógicos de Freire. A eficácia do produto no ensino contextualizado da matemática manifestou-se na promoção da participação da família, no estímulo ao pensamento crítico e no incentivo ao desenvolvimento de habilidades práticas dos alunos. A utilidade do produto educacional, conforme indicado pela análise dos resultados, dinamizou a compreensão dos alunos acerca dos problemas de multiplicação, incrementou o interesse e o envolvimento nas aulas de matemática e fomentou a interação com a família em atividades domiciliares, consolidando a relação colaborativa entre escola e família.

Biografía del autor/a

Gislene Gonçalves Ramos, CAIC Santa Maria, Santa Maria (DF)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Professora no CAIC Santa Maria, Santa Maria, Distrito Federal, Brasil.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação. Professor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2024-10-09