CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DE AÇÕES CTS/CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumen
A presente pesquisa teve a intencionalidade de verificar quais são as compreensões iniciais dos estudantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química (LQ) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a respeito da perspectiva CTS/CTSA para o ensino de Química. Foram aplicadas 4 (quatro) perguntas aos 8 (oito) participantes, que versaram sobre conhecer ou não, quais conceitos, estratégias e contribuições para o ensino de Química, utilizando uma ferramenta digital para a construção das nuvens de palavras que foram discutidas na rodada de conversas. Os dados preliminares apontaram que os residentes do PRP conhecem a perspectiva CTS/CTSA a partir de diferentes contextos educacionais, como apresentaram conceitos importantes que balizam os debates desse espectro, comentaram acerca de diversas estratégias para o ensino de Química e consideram que as vivências acadêmicas sobre Ciência e Tecnologia (CT), podem contribuir para a formação cidadã dos alunos da Educação Básica (EB). Assim, concluímos, de maneira preliminar, que o PRP da UFGD oportuniza aos estudantes da LQ compreensões sobre temáticas da perspectiva CTS/CTSA que contribuem para seu processo de aprendizagem inicial docente e para o processo de formação cidadã dos alunos da EB. Reiteramos, que é necessário inserir discussões e diálogos nas disciplinas do curso da LQ para fortalecer a sua aprendizagem inicial e oportunizar vivências sobre a perspectiva CTS/CTSA aos estudantes do PRP para o contexto do espaço escolar.