EDITORIAL

Autores/as

  • Alexandra Gomes
  • Lucken Bueno Lucas

Resumen

Caríssimos(as) leitores(as).

É com muita alegria que publicamos o v. 8, n. 2, 2024, da REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Este Número Especial contém os artigos apresentados na 3ª edição do Congresso Internacional de Ensino (III CONIEN), realizado entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal (https://eventos.uenp.edu.br/conien/).

O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de Mestrado e Doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores do CONIEN foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho. Em 2024 a UENP e a UMinho novamente uniram forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira em solo estrangeiro.

O objetivo do Congresso consistiu em promover interlocuções entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão.

O evento foi destinado a professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à formação e à prática docente. Pela primeira vez no formato híbrido, foi estruturado a partir da temática “Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”, tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser conhecidos, revistos e replicados.

No total, participaram 270 congressistas, 80 deles presencialmente, representando 31 Instituições de Ensino Básico ou Superior, oriundas de 6 países: Brasil, Colômbia, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique e Turquia.

O Evento contou com três palestras que abordaram, respectivamente: I) A relação entre pesquisa e produto educacional nos mestrados e doutorados profissionais da Área de Ensino; II) A formação de professores em tempos de crise – questões críticas e possibilidades; e III) Políticas de incentivo à pesquisa e à pós-graduação no Estado Paraná – Fundação Araucária.

Foi promovida, ainda, uma reunião para a constituição de uma rede colaborativa entre pesquisadores de Universidades brasileiras, portuguesas e espanholas, com a participação de 21 Instituições representadas.  Além disso, ocorreu uma mesa redonda na qual foram compartilhadas experiências portuguesas e brasileiras de inserção colaborativa em países africanos, com mostras de atividades de qualificação profissional, pesquisa e ensino.

Por fim, houve o lançamento do livro “Internacionalização e Pesquisa em Ensino: experiências da UENP e da UMinho em termos de cooperação, impacto e visibilidade”, evidenciando iniciativas educacionais desenvolvidas no contexto da colaboração entre as Universidades indicadas, com ênfase na formação de professores e na aplicação de práticas pedagógicas inovadoras (livro disponível em https://syntagmaeditores.com.br/livraria/internacionalizacao-e-pesquisa-em-ensino) . 

Em termos de produção intelectual e divulgação científica, para o III CONIEN foram submetidos 304 artigos científicos, sendo que 144 deles foram aprovados e 141 foram apresentados no evento, compondo este Número Especial da REPPE. Também foram submetidos e apresentados 20 pósteres, cujos resumos encontram-se publicados nos Anais do evento.

Os artigos submetidos, aprovados e apresentados no III CONIEN pautaram-se nos padrões de estilo e requisitos bibliográficos determinados pela REPPE, considerando que sua avaliação seguiu as normas, os procedimentos de submissão e os critérios de avaliação já estabelecidos pela revista, respeitando o limite de três artigos por participante. Foram aprovados trabalhos escritos predominantemente em língua portuguesa, além das línguas espanhola e Inglesa.

Envolvendo diferentes Áreas disciplinares, os 141 trabalhos apresentados no Congresso foram organizados em cinco eixos temáticos, a saber:

  1. Ensino, Desafios Educacionais Contemporâneos e Tecnologias Digitais:pesquisas para o ensino e/ou a aprendizagem relacionadas a Direitos Humanos, Educação para a Paz, Combate à Violência, Gênero, Educação Ambiental e Tecnologias Digitais.
  2. Ensino e Inclusão: pesquisas para o ensino e/ou a aprendizagem envolvendo as temáticas de acessibilidade e inclusão.
  3. Ensino e/ou Aprendizagem: pesquisas para o ensino e/ou a aprendizagem, em diferentes campos disciplinares, em espaços formais e não formais.
  4. Formação de Professores: pesquisas voltadas à formação de professores em diferentes campos disciplinares.
  5. Avaliação:pesquisas sobre a temática da avaliação como, para e da aprendizagem.

Assim, com esta Edição Especial da Revista REPPE, esperamos promover a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da formação de professores e dos processos de ensino e de aprendizagem, favorecendo a divulgação científica e o intercâmbio acadêmico entre professores de diferentes países, áreas disciplinares e níveis educacionais, mostrando que a qualificação profissional na docência pode e deve superar limites geográficos, acadêmicos e culturais em favor da educação eficaz e de qualidade.   

Boa leitura!

Cornélio Procópio (PR), 2 de outubro de 2024.

Biografía del autor/a

Alexandra Gomes

Doutora em Estudos da Criança, Especialidade em Matemática Elementar. CIEC/IE-Universidade do Minho.

Lucken Bueno Lucas

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Publicado

2024-10-09

Número

Sección

Editorial