OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DA LOUSA DIGITAL NA EXPLORAÇÃO DE FRAÇÕES

Autores/as

  • Fabio Roberto Vicentin Colégio Estadual Benjamin Constant. SEED/PR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumen

Neste artigo trazemos a descrição de um produto educacional e os procedimentos estabelecidos para sua apresentação e exploração junto a um grupo de dez estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de ensino. As atividades que compõem este objeto de aprendizagem “Monte uma Fração” foram exploradas pelos estudantes por meio do uso de um recurso tecnológico – a lousa digital – que proporcionou a interatividade entre eles e o conteúdo matemático frações. A pesquisa teve como objetivo investigar se o uso desse objeto de aprendizagem por meio da lousa digital seria capaz de propiciar a interatividade e a interação, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo. Fizemos opção por uma abordagem qualitativa de investigação por estar relacionada à forma com que os dados foram obtidos no decorrer das aulas de matemática no Ensino Fundamental (em contraturno). Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, gravações essas que foram posteriormente transcritas e analisadas. Como resultado do processo analítico pudemos destacar indícios de interação e interatividade por intermédio da simulação planejada para uso na lousa digital como um recurso tecnológico em sala de aula, além de ter proporcionado aos estudantes um ambiente colaborativo de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Fabio Roberto Vicentin, Colégio Estadual Benjamin Constant. SEED/PR

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO (1993), Especialista em Ensino de Matemática (UNICENTRO,1997-1998), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2015-2017). Atualmente é professor QPM de Matemática e Física da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (PR).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Publicado

2017-12-12

Número

Sección

Produtos Educacionais