ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS-ESTÉTICOS NA PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS DO CURSO DE FÉRIAS “FORMA, FUNÇÃO E ESTILO DE VIDA DOS ANIMAIS”

Autores/as

  • Orlando Temistocles Cruz Arnaud Rede Pública Estadual do Amapá
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará

Resumen

Este artigo apresenta análises de aspectos técnicos-estéticos de produção de audiovisual sobre Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) em um Curso de Férias denominado “Forma, Função e Estilo de Vida dos Animais” em um município do interior do Estado do Pará. As construções dos dados foram por meio de produção audiovisual envolvendo problemas sobre comportamento dos peixes, e depois trabalhada a partir de uma análise de conteúdo qualitativo de questionário aberto aplicado a seis professores monitores (P1... P6) e dois especialistas em audiovisual (E1 e E2). Os resultados revelam que os aspectos técnicos-estéticos do vídeo retratam as etapas da ABP como, formação do grupo tutorial, definição do problema, geração de hipóteses, descrição do desenho experimental e socialização, sendo avaliada pelos professores monitores e especialistas como positiva e satisfatória. A relevância deste produto está na evidência da Pedagogia Visual como metodologia de ABP, na perspectiva de orientações sobre a importância da visualidade na Educação em Ciências.

 

Biografía del autor/a

Orlando Temistocles Cruz Arnaud, Rede Pública Estadual do Amapá

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2017). É professor efetivo da Rede Pública Estadual do Amapá

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ensino de Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Publicado

2018-12-20

Número

Sección

Produtos Educacionais