ASPECTOS RELEVANTES NA CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Ronison Oliveira da Silva Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro
  • Daniel Nascimento-e-Silva Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial
  • Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro.
  • Silvestre Sales de Souza Instituto Federal do Amazonas - Reitoria.

Resumen

A literatura concernente à construção de produtos educacionais ainda é escassa na educação nacional. No contexto da educação profissional e tecnológica, esta escassez se mostra ainda mais elevada. O presente estudo tem por objetivo descrever seis aspectos relevantes atinentes à construção de produtos educacionais. A metodologia adotada para a realização do constructo foi o bibliográfico conceitual, o qual é embasado no estado da arte disponível em bases de dados previamente consultadas. Os resultados apontam que os aspectos a serem considerados por pesquisadores e cientistas na elaboração de produtos educacionais são: a) atender as necessidades do ambiente, b) responder a uma pergunta de pesquisa, c) possuir dimensão científica, d) ter dimensão tecnológica, e) submeter o protótipo a testes de desempenho e f) divulgar a versão final do produto. A conclusão mostra que, através da adequada aplicação das etapas evidenciadas no presente estudo, as instituições de educação profissional e tecnológica poderão se tornar mais aptas a responder de forma consistente e consentânea aos desafios e demandas inerentes ao seu ambiente de atuação.

Biografía del autor/a

Ronison Oliveira da Silva, Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro

Administrador. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro.

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), onde atua desde o Ensino Médio até o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro.

Assistente Social no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Discente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Silvestre Sales de Souza, Instituto Federal do Amazonas - Reitoria.

Técnico Administrativo na Reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Discente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro.

Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Produtos Educacionais