EDITORIAL

Autores/as

  • Joao Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Resumen

João COELHO NETO

 

Prezados(as) leitores(as)

A REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), acaba de publicar a primeira edição do sexto volume, contemplando estudos relevantes desenvolvidos sobre diversos temas na área de Ensino.

Os autores Silva e Errobidart, no primeiro artigo, objetivaram articular uma abordagem contextual de Natureza da Ciência na perspectiva histórica para o Ensino de Termodinâmica. Esta abordagem ocorreu com a utilização de textos, explorando aspectos históricos. 

Na sequência, Envall et. al., no segundo artigo, apontam que uma das áreas que mais teve um processo de mudanças nos últimos tempos, em particular no ensino, foi a das engenharias, pois abriga grande parte das aplicações tecnológicas imediatas, afetando a prática profissional. O que desperta a curiosidade em relação aos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica desses futuros engenheiros? O objetivo do trabalho passa pela contribuição para o aprimoramento do ensino na disciplina de Desenho Técnico, usando aprendizagem por problemas.

O terceiro artigo, de Rossetto, Gregório e Raupp, objetiva a apresentar uma proposta de Unidade Temática de Química Ambiental, com foco na poluição atmosférica e sua relação direta com os conceitos químicos. Ademais, busca investigar as contribuições da proposta tanto para o processo de ensino e aprendizagem em Química, quanto para a reflexão acerca das questões ambientais. 

No quarto artigo, Ruy, Belda e Viveiro apresentam o processo de construção e uma experiência de implementação do protótipo de um curso on-line de formação de professores em Educação Ambiental, com o uso de recursos tecnológicos e educacionais disponíveis na rede mundial de computadores

Anastácio e Voelzke, no quinto artigo, apresentam uma proposta para reaproximar o ensino da Astronomia no Ensino Médio considerando-se a estrutura curricular introduzida pela Base Nacional Comum Curricular, que apresentou os itinerários formativos como formação complementar e flexível do currículo, visando a atender à multiplicidade de interesse discente. 

No artigo sexto, Senger, Franzin e Santos objetivam a elaboração de uma sequência de atividades com planilhas em Excel que permitam a compilação de dados, obtenção de resultados com maior rapidez, com menor probabilidade de erros e de modo mais eficiente ao ensino-aprendizagem do aluno

Os autores Dantas e Valle, no sétimo artigo, objetivam a construção de narrativas digitais sobre Biodiversidade a partir do contexto maranhense. Foram produzidas quatro narrativas digitais, disponibilizadas em formato de recursos educacionais abertos no site Observatório da Educação para Biodiversidade.

No oitavo artigo, Canto et al. apresentam um estudo que tem como objetivo identificar como um modelo do Collaborative Online International Learning (COIL) pode contribuir para o processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos e uma leitura analítica e interpretativa das definições e características do COIL. Identificou-se que o COIL foi definido como um modelo de intercâmbio virtual e uma proposta de internacionalização. O modelo COIL sugere um ensino que integra o processo de aprendizagem do ensino superior com a inclusão de práticas colaborativas e tecnologias de informação e comunicação para conectar virtualmente os alunos em salas de aulas.

No nono e último artigo, Souza, Rosa e Darroz apresentam um estudo que analisa teses e dissertações produzidas no Brasil envolvendo a temática ensino de Física e deficiência visual. Como recorte do estudo, busca-se focar a discussão nas investigações que apresentam propostas didáticas e, a partir dela, realizaram intervenção no contexto educacional. 

Assim, diante dessa gama de proposições, desejamos que este número da REPPE promova inquietações e reflexões acerca dos diversificados temas apresentados.

 

Boa leitura!

 

Cornélio Procópio (PR), julho de 2022.

Biografía del autor/a

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Editorial