A DISCUSSÃO DE ASPECTOS CONSENSUAIS DE NATUREZA DA CIÊNCIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ESTUDO HISTÓRICO DA TERMODINÂMICA
Resumen
A presente pesquisa buscou articular uma abordagem contextual de Natureza da Ciência na perspectiva histórica para o Ensino de Termodinâmica. Esta abordagem ocorreu com a utilização de textos, explorando aspectos históricos em dois encontros, dos quais participaram 12 estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Como recurso metodológico utilizamos o método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar, estruturado na síntese final da Ilha como um estudo de caso histórico. Este estudo apresenta uma narrativa explorando diferentes pontos de vista relacionados ao desenvolvimento de conceitos científicos da Termodinâmica. Os resultados foram coletados em dois questionários aplicados após o emprego de dois textos que buscam contribuir para a inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências, utilizando uma abordagem contextual de Natureza da Ciência. Os resultados apontaram para a compreensão de como a ciência é construída. Deste modo, a abordagem contextual desenvolvida na presente pesquisa, pautada no estudo de caso histórico, mostrou ser uma estratégia eficaz para a inserção da Natureza da Ciência no Ensino Médio, possibilitando também a elucidação de um caminho promissor para favorecer a discussão da Ciência, Tecnologia e Sociedade, contribuindo para o processo de alfabetização científica dos estudantes, um dos objetivos da Educação Científica na sociedade contemporânea.