A DISCUSSÃO DE ASPECTOS CONSENSUAIS DE NATUREZA DA CIÊNCIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ESTUDO HISTÓRICO DA TERMODINÂMICA

Autores/as

  • Geilson Rodrigues da Silva Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências/UFMS
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Instituto De Física/UFMS

Resumen

A presente pesquisa buscou articular uma abordagem contextual de Natureza da Ciência na perspectiva histórica para o Ensino de Termodinâmica. Esta abordagem ocorreu com a utilização de textos, explorando aspectos históricos em dois encontros, dos quais participaram 12 estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Como recurso metodológico utilizamos o método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar, estruturado na síntese final da Ilha como um estudo de caso histórico. Este estudo apresenta uma narrativa explorando diferentes pontos de vista relacionados ao desenvolvimento de conceitos científicos da Termodinâmica. Os resultados foram coletados em dois questionários aplicados após o emprego de dois textos que buscam contribuir para a inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências, utilizando uma abordagem contextual de Natureza da Ciência. Os resultados apontaram para a compreensão de como a ciência é construída. Deste modo, a abordagem contextual desenvolvida na presente pesquisa, pautada no estudo de caso histórico, mostrou ser uma estratégia eficaz para a inserção da Natureza da Ciência no Ensino Médio, possibilitando também a elucidação de um caminho promissor para favorecer a discussão da Ciência, Tecnologia e Sociedade, contribuindo para o processo de alfabetização científica dos estudantes, um dos objetivos da Educação Científica na sociedade contemporânea.

Biografía del autor/a

Geilson Rodrigues da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências/UFMS

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no período de graduação atuei como aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq por quatro anos. Licenciado em Física pela UNIMES. É Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC). Atuei na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS). As minhas linhas de pesquisa são: Ensino de Ciências especificamente na História, Epistemologia e Sociologia da Ciência, Natureza da Ciência, Divulgação e Popularização Científica, Iniciação Científica na Educação Básica, Profissional e no Ensino Superior, Educação e Ensino pela Pesquisa, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional, Educação Ambiental Crítica e Química Ambiental.

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Instituto De Física/UFMS

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É vice coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências. Gestora de acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFMS e Gestora do Acordo de Cooperação com a Universidad Pedagógica Nacional, de Bogotá.

 

Publicado

2022-07-20

Número

Sección

Produtos Educacionais