METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM CENÁRIO AMAZÔNICO: O ESTUDO DE CASO DO BOTO

Autori

  • Layane Joyce Rosa Maia Parente Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará

Abstract

O presente trabalho relata o processo de construção de um estudo de caso de ensino, um produto educacional, baseado em narrativas reais no contexto amazônico, precisamente do município de Mocajuba, estado do Pará, a respeito do boto-rosa. O estudo de caso é uma metodologia ativa que busca, na sua implementação, a autonomia do aluno para avançar no processo de aprendizagem. Nessa metodologia, é apresentada ao aluno uma narrativa, chamada de caso, que pode ser oriundo de situações reais ou fictícias (mas verossímeis). Para construir o caso, realizamos entrevistas semiestruturadas com os moradores do município em questão para levantar seus conhecimentos e percepções relativas aos botos. Esses botos encontram-se em vulnerabilidade devido ao uso de órgãos e de tecidos para fins medicinais e místico-religiosos, à retaliação dos pescadores e à caça ao animal. Como resultado, foi construído um estudo de caso, relacionando as percepções da comunidade a respeito da espécie, aliado aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular para o 9° ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O caso intitulado “O julgamento do boto” foi utilizado como estratégia para suscitar discussões e posicionamentos críticos sobre as problemáticas que envolvem esses animais, a saber: a lenda do boto e seus desdobramentos, a busca por órgãos e tecidos, os impactos do turismo desordenado, o boto e a pesca, bem como o trabalho dos pesquisadores, a classificação biológica e taxonômica e o processo evolutivo. A partir disso, podemos ampliar os caminhos para a conservação da espécie e para o ensino de Ciências.

Biografie autore

Layane Joyce Rosa Maia Parente, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós Graduação em Docência (PPGDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA).

Nadia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, da Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professora no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é Professora no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Pubblicato

2023-06-29

Fascicolo

Sezione

Produtos Educacionais