UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE WEBCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Abstract
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem crescido exponencialmente no Brasil na última década. Atualmente estão disponíveis uma série de recursos que promovem a interação entre estudantes e docentes em tempo real, é o caso das webconferências. Nesse estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico no período de 2009 a 2020 sobre a utilização dessa ferramenta no ensino a distância no Brasil. Apesar das possibilidades interativas potencialmente proporcionadas pela ferramenta, os docentes ainda fazem uso predominantemente expositivo, com pouca participação dos estudantes nas atividades propostas. A cultura de ensino tradicional que valoriza o docente como centro do processo de ensino e aprendizagem também se faz presente na EaD. Além disso, os problemas técnicos da ferramenta, assim como a baixa proficiência dos usuários são fatores que contribuem para o uso mais limitado das webconferências. O artigo apresenta algumas práticas que podem auxiliar as equipes gestoras a dinamizar o ambiente das conferências, envolvendo e engajando com maior protagonismo os estudantes nesses espaços. No entanto, ainda é necessário a realização de novos estudos que tragam luz sobre o impacto das webconferências no engajamento, motivação e desempenho acadêmico dos estudantes.