DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS POR PEDAGOGOS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Abstract
Objetiva-se, neste estudo, identificar os produtos educacionais construídos por pedagogos nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM) da Região Sul do Brasil, discutindo a respeito de sua relevância. Na pesquisa, de abordagem qualitativo-documental, teve como fonte de dados às informações contidas nas páginas on-line dos cursos de Pós-graduação que ofertam MPECM, além de documentos da área de ensino CAPES, dissertações e Produtos Educacionais (PE), desenvolvidos por pedagogos egressos dos MPECM, entre os anos 2010 e 2020. Os dados foram analisados usando os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram identificados nove (9) cursos de MPECM que disponibilizam vagas para pedagogos, porém foi detectada a produção desses profissionais em seis (6) deles, somando 28 dissertações e 28 PE. Constatou-se que a inserção de pedagogos, nos MPECM, é recente e as produções são resultado de atuações na gestão escolar e no ensino de Ciências e Matemática.