DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS POR PEDAGOGOS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autori

  • Neiva Lílian Ferreira Ortiz Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Vicente do Sul.
  • Luis Sebastião Barbosa Bemme Universidade Franciscana
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana

Abstract

Objetiva-se, neste estudo, identificar os produtos educacionais construídos por pedagogos nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM) da Região Sul do Brasil, discutindo a respeito de sua relevância. Na pesquisa, de abordagem qualitativo-documental, teve como fonte de dados às informações contidas nas páginas on-line dos cursos de Pós-graduação que ofertam MPECM, além de documentos da área de ensino CAPES, dissertações e Produtos Educacionais (PE), desenvolvidos por pedagogos egressos dos MPECM, entre os anos 2010 e 2020. Os dados foram analisados usando os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram identificados nove (9) cursos de MPECM que disponibilizam vagas para pedagogos, porém foi detectada a produção desses profissionais em seis (6) deles, somando 28 dissertações e 28 PE. Constatou-se que a inserção de pedagogos, nos MPECM, é recente e as produções são resultado de atuações na gestão escolar e no ensino de Ciências e Matemática. 

Biografie autore

Neiva Lílian Ferreira Ortiz, Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Vicente do Sul.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Vicente do Sul.

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Universidade Franciscana

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana. Atualmente é professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS. Atualmente é Professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Pubblicato

2023-06-29

Fascicolo

Sezione

Revisão Teórica