JOGOS DIDÁTICOS À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: TRAÇADOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Autori

  • Ana Lúcia Crisostimo Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Carlos Eduardo Bittencourt Stange Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

Abstract

O presente artigo visa socializar uma pesquisa que objetivou levantar subsídios teórico-metodológicos para construção de um protocolo de planejamento para a elaboração de jogos didáticos analógicos e digitais, passível de ser utilizado na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. O referido protocolo é resultado da adaptação e expansão do modelo proposto por Stange (2017; 2018). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, na modalidade exploratória. Para atingir seu propósito a fundamentação teórica contemplou a aprendizagem a partir da perspectiva significativa e o papel dos jogos didáticos enquanto estratégia de ensino, seguida de uma breve revisão da literatura sobre a temática proposta. Como resultado, o “Protocolo de planejamento de jogos analógicos e digitais de Ciências e Biologia” prevê a construção de uma base conceitual e operacional para a execução das atividades, seja na elaboração de objetivos, no domínio conceitual e metodológico, localização curricular, bem como para avaliação de outros jogos didáticos analógicos e digitais.

Biografie autore

Ana Lúcia Crisostimo , Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), atuando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Carlos Eduardo Bittencourt Stange , Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)

Doutor em Educação: Metodologia de Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (UBU), na Espanha, e em Educação: Políticas e Gestão pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), atuando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Pubblicato

2024-09-02

Fascicolo

Sezione

Artigos