OS ESTÁGIOS E A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR CRÍTICO, REFLEXIVO E PESQUISADOR

Autori

Abstract

O texto a seguir objetiva problematizar a constituição docente a partir do olhar de licenciandos e professores formadores. Os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios, tanto de observação, quanto de regência, são espaço e tempo eminentes de construção dos saberes e da constituição das identidades profissionais dos professores em formação. Neste artigo foca-se apenas no estágio de Observação e na sua contribuição enquanto, construtor práxico do processo de profissionalização docente. Os registros das observações realizadas são feitos no Diário de Formação, instrumento fundamental para o exercício da leitura e da escrita acadêmicas, imprescindíveis para a construção do processo de profissionalização do ser professor, especialmente no que tange a formação e o trabalho do professor pesquisador. São analisadas, qualitativamente, as respostas de um questionário encaminhado a 12 licenciados do Curso de Ciências Biológicas de um Campus do Instituto Federal Farroupilha. Tendo como referencial metodológico a Análise Textual Discursiva, foram elaboradas categorias e subcategorias que apontam o Estágio de Observação como uma etapa preparatória para o Estágio de Regência e para conhecimento da realidade escolar. Vale ressaltar a importância da formação de professores críticos, reflexivos e pesquisadores, cuja práxis didático-pedagógica esteja alicerçada no desenvolvimento das capacidades de argumentação e problematização, possibilitando a construção da educação emancipatória, tão importante e necessária em tempos desafiadores.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN