APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CLUBES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abstract
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura cujo propósito foi verificar, dentre os trabalhos publicados sobre Clubes de Ciências, estudos que apresentem métodos ou instrumentos de pesquisa que possibilitem identificar indícios de Aprendizagem Significativa. Na metodologia, baseou-se em Dermeval, Coelho e Bittencourt e foram considerados artigos compreendidos entre 2013 e 2023, obtidos a partir dos termos de busca “Clubes de Ciências” e “Aprendizagem Significativa”, apresentando o protocolo utilizado e a estratégia PICO, baseado em Wohlin e outros autores, utilizada para a criação das perguntas norteadoras. No aporte teórico, no que diz respeito a Aprendizagem Significativa, baseou-se em David Ausubel, sua utilização se justifica por ser o criador desta teoria de aprendizagem onde pode-se obter indícios desta. Nos resultados e discussões, questionamentos foram levantados, lacunas encontradas, resultados pertinentes à temática, bem como uma definição para o conceito de Clube de Ciências, as metodologias de ensino que foram empregadas, uma discussão de ser um ambiente potencializador de aprendizagem de acordo com os resultados encontrados na literatura e também os autores dos trabalhos analisados considerarem ocorrer uma aprendizagem significativa em Clubes de Ciências e sugestões de verificação de indícios de aprendizagem significativa através de outros trabalhos. Conclui-se que estes artigos tratam de relatos de experiência e não apresentam uma metodologia de pesquisa que comprovem os indícios de aprendizagem significativa, sendo de extrema importância surgir pesquisas científicas que evidenciem esta aprendizagem, tendo como parâmetro para perspectivas futuras deste trabalho.