PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

Autori

Abstract

Este artigo apresenta os resultados da análise de quatro propostas de sequências didáticas produzidas por 15 mestrandos de um curso de pós-graduação em ensino de humanidades, fortalecendo a sua própria formação de professores. Essas propostas resultaram de uma saída de campo na região do Caparaó capixaba, sul do estado do Espírito Santo, como parte de uma disciplina optativa ofertada em 2022. Se caracteriza como um estudo qualitativo com base na análise de conteúdo fundamentada pelas categorias originalidade, problematização, inovação, contextualização, conteúdo, aplicabilidade e interdisciplinaridade. Os resultados demonstraram que a experiência oportunizou a elaboração de sequências didáticas que contemplaram a interdisciplinaridade e a relação da educação ambiental com o ensino de humanidades, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e com a sistematização do conhecimento teórico e prático de assuntos científicos.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN