DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS INVESTIGATIVAS EM CLUBES DE CIÊNCIAS: RELATO DAS ATIVIDADES

Autori

  • Andréia Vaz Gomes
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa

Abstract

O presente texto relata os aspectos teóricos e as atividades que integram um produto educacional associado a uma tese de doutorado profissional em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. O estudo vincula-se a um conjunto de atividades desenvolvidas e aplicadas em um clube de Ciências de uma escola pública no interior do Mato Grosso. O objetivo anunciado na tese é o de desenvolver Competência Científicas Investigativas-CCI entre os estudantes do Ensino Médio e participantes do clube, a partir da metodologia de Rotações de Estações de Aprendizagem. Para tanto, foi projetado a partir da literatura especializada sete CCI e sua promoção ocorreu por meio de seis atividades executadas em dez encontros, tendo como temática central “O Papel da Mulher na Sociedade e na Produção de Conhecimento Científico ao longo da História”. As atividades constituem o produto educacional desenvolvido para o estudo, todavia, para o presente texto nos ocupamos de apresentar referenciais teóricos e as atividades propostas e executadas nos dez encontros do estudo. Como resultado preliminar da aplicação deste produto educacional, temos que os espaços extraclasse como clubes de Ciências se mostram oportunos para desenvolver as CCI em seus participantes, levando a que os estudantes se sintam capazes e motivados a dialogar com a comunidade e apresentar suas produções em diferentes espaços como é o caso de mostras e eventos científicos voltadas a estudantes do Ensino Médio.

Biografie autore

Andréia Vaz Gomes

Professora de Física da rede pública de Ensino de Mato Grosso- Seduc-MT. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa

Bolsista produtividade CNPq. Atua nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidade de Alcalá de Henares – España. Atualmente, é professora coordenadora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN