PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TIKTOK: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS

Autori

  • Ketlyn Camargo Bianchi
  • Hederson Aparecido de Almeida

Abstract

A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, foi um dos grandes motivos para a rede social TikTok ter sido impulsionada durante o período de cerca de um ano e meio. Com o isolamento social e a necessidade de ficar em casa, muitas pessoas se aproximaram mais do universo virtual, sendo que o TikTok é uma rede social de vídeos curtos sobre os mais diversos assuntos. A Ciência está presente em todo lugar, inclusive nas mídias digitais, onde diversos pesquisadores, professores e cientistas em geral utilizam as redes sociais para divulgar dados e explicar sobre assuntos de suas áreas. Este estudo buscou analisar e compreender a influência do TikTok no interesse e foco dos alunos nas aulas de Ciências e quais os impactos observados no rendimento dos alunos, na percepção deles do que é Ciências e como as redes sociais, em especial o TikTok, pode contribuir ou prejudicar a produtividade dos discentes. Para a constituição dos dados, foi aplicado um questionário para duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental anos finais. Os resultados evidenciaram que para os depoentes, o TikTok é uma rede social com grande influência em suas vidas, afetando a sua percepção sobre as aulas de Ciências na escola. As aulas expositivas são, muitas vezes, alvo de descontentamento dos alunos, acostumados a receberem as informações processadas e resumidas pelas redes sociais. Para minimizar essa percepção negativa, é importante motivar os alunos pela adoção de aulas práticas, laboratórios e saídas de campo. Por não terem formação e capacitação, os professores não precisam produzir vídeos como os influenciadores, o seu papel primordial é na orientação dos alunos quanto ao consumo adequado, moderado e consciente das redes sociais.

Biografie autore

Ketlyn Camargo Bianchi

Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP- CLM.

Hederson Aparecido de Almeida

Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN