CURSO DE PEDAGOGIA E A INVISIBILIDADE DO ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autori

Abstract

O reconhecimento de que muitas estudantes do curso de Pedagogia vinculam-se a ações de estágio remuneradas e do estágio como elemento formativo de grande importância na constituição docente, exige que pensemos acerca desse tema e suas implicações formativas. O objetivo desse texto foi reconhecer como o tema do estágio remunerado não obrigatório é discutido no âmbito das pesquisas na área da Educação Infantil e formação de professores. De natureza quanti-qualitativa, por meio de estudo exploratório e bibliográfico, caracterizado como estado do conhecimento, realizamos levantamento de produções na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Os resultados indicaram pouquíssimas pesquisas dedicadas ao tema do estágio remunerado, evidenciando uma lacuna de conhecimento e nos alertam para a necessidade de empreender reflexões acerca da temática, desde seu formato até as implicações para a formação das futuras profissionais.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN