O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO PANDÊMICO

Autori

Abstract

A pandemia causada pelo vírus da covid-19 transformou radicalmente o cenário educacional em todo o mundo. Diante disso, o ensino remoto passou a ser a alternativa mais viável para que as aulas continuassem acontecendo, o que provocou o surgimento de muitos desafios. Assim, este trabalho objetivou analisar os desafios e possibilidades do uso das novas tecnologias na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto remoto, de modo a compreender o impacto desses recursos nos processos de ensino e de aprendizagem desses indivíduos e suas contribuições para um ensino inclusivo, bilíngue (Libras-português) e de qualidade. O referencial teórico adotado centra-se na inter-relação entre a inclusão, a utilização das novas tecnologias no contexto educacional, a educação de surdos e as potencialidades decorrentes da combinação desses elementos. O estudo de abordagem qualitativa adotou como delineamento metodológico o estudo de caso, que se constituiu por meio de entrevistas estruturadas, realizadas pela internet com estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva e com professores da educação básica, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. A análise dos dados revelou a existência de inúmeros fatores que dificultaram o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos durante o ensino remoto, destacando-se a falta de acesso à internet e aos recursos tecnológicos, e a dificuldade na comunicação entre os professores e estudantes surdos.  Por outro lado, a coleta de dados também apontou para vários aspectos positivos, tais como: os estímulos ao desenvolvimento da autonomia, e a inclusão visual desses sujeitos. Em suma, as conclusões acerca do estudo revelaram que as potencialidades dos estudantes surdos foram mais significativas e afloradas quando somadas ao uso das novas tecnologias, as quais, se utilizadas adequadamente, podem se tornar importantes recursos de inclusão no contexto pós-pandêmico.

Biografie autore

Jennifer da Silva Azevedo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente.

Klaus Schlünzen Junior

Livre docente em Informática e Educação, Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN