BRINCADEIRA DE PAPÉIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

Autori

  • Lucinéia Maria Lazaretti Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí
  • Júlia Silvério Beckauser Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí. Professora da Educação Básica

Abstract

A brincadeira é uma atividade fundamental na vida das crianças e, por meio dela, aprendem novas formas de relação com o mundo e se apropriam da experiência cultural, favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas. Para isso, o objetivo deste artigo foi compreender a função do professor na intervenção da brincadeira de papéis e as implicações dessa atividade no desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi teórico-bibliográfica apoiada na perspectiva Histórico-Cultural, especialmente Mukhina (1995), Elkonin (2009), Leontiev (2010) e Lazaretti (2013; 2016). De acordo com a teoria, a brincadeira de papéis caracteriza-se como atividade-guia na idade pré-escolar, promovendo o desenvolvimento psíquico infantil. Os resultados indicaram que a brincadeira de papéis implica diretamente na formação da consciência, possibilita o desenvolvimento da linguagem, da memória, da atenção, da imaginação, do pensamento e amplia o modo de compreensão da criança sobre as relações sociais. A função do professor, neste processo, consistiu em observar as interações, propor situações pedagógicas em que a brincadeira de papéis possa ser rica, ampliando repertórios e compartilhando conteúdos, de modo coletivo. Desse modo, faz parte da atividade docente ampliar, enriquecer, diversificar, propor, organizar enredos e temas, potencializando os argumentos, a ação com os objetos e a situação lúdica evidenciada na brincadeira de papéis. Concluímos que a brincadeira de papéis, no contexto da educação infantil, possa ser objeto de estudo do professor e proposta em situações de ensino que enriqueçam a experiência das crianças, de modo intencional, planejado e consciente.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN