ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autori

Abstract

A discussão acerca da alfabetização científica na área do ensino é atual e necessária, pois visa capacitar o estudante a adquirir de forma significativa os conceitos científicos como instrumento para compreender o mundo natural. Deste modo, a sequência didática se configura como uma estratégia pedagógica de grande efetividade na promoção da alfabetização, uma vez que ordena de forma sequencial e interligada as atividades de ensino, garantindo uma progressão coerente e lógica das atividades e conteúdo. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar artigos publicados na plataforma Scientific Electronic Liberary Online (SciELO) no período de 2012 a 2023, a partir de sequências didáticas no ensino de Ciências e/ou Química. A pesquisa foi orientada pela busca usando os descritores “Alfabetização Científica no Ensino de Química”, e “Alfabetização Científica e Sequência Didática”, trazendo uma totalidade de treze artigos. Mediante os resultados, optamos por fazer um recorte, o qual correspondia aos artigos que tratassem sobre a alfabetização científica e sequências didáticas no ensino de Ciências e/ou Química, resultando numa totalidade de oito artigos para serem analisados. De acordo com os dados obtidos, podemos inferir que há uma escassez de produções referente a alfabetização científica no ensino de Química e sequência didática como promoção para a aprendizagem dessa área, principalmente nos anos de 2021, 2022 e 2023, em que não foram encontrados nenhuma produção. Por meio da análise dos trabalhos, constatamos que os artigos analisados cumprem com o objeto de estudo, visto que os autores se apropriam dos procedimentos metodológicos para alcançar o aprendizado.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN