EXPLORANDO TAREFAS MATEMÁTICAS DESAFIADORAS: O ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES

Autori

Abstract

O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo perceber o entendimento de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre diferentes tipos de tarefas matemáticas. O estudo foi desenvolvido no âmbito de uma ação de formação contínua na qual participaram 16 professores e seguiu uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo. Nas sessões de formação foram exploradas tarefas matemáticas de três tipos, Classificar, Avaliar e Analisar. Após essa exploração os professores responderam a um questionário que pedia para descreverem a tipologia da tarefa, identificarem as vantagens na utilização das tarefas, quer para o ensino quer para a própria formação e enunciarem as dificuldades e desafios no uso destas tarefas. As respostas ao questionário foram analisadas e verificou-se que, embora os professores encontrem dificuldade em descrever os diferentes tipos de tarefas, eles vislumbram diversas vantagens, mas também identificam desafios em sua implementação. Os resultados indicam que a formação de professores parece ser relevante na promoção da familiarização com tarefas matemáticas desafiadoras, ao mesmo tempo que desenvolve o conhecimento matemático para ensinar dos professores.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN