O ENSINO DE EMBRIOLOGIA A PARTIR DO USO DE MODELOS DIDÁTICO EM 3D: UM RELATO DE PESQUISA

Autori

Abstract

O artigo relata os resultados da aplicação de uma sequência didática que versou sobre a construção de estruturas embrionárias no formato tridimensional visando averiguar em que medida o uso pedagógico da impressora 3D contribui para a aprendizagem significativa crítica de conceitos básicos de embriologia. A pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade pesquisa participante, foi desenvolvida junto a alunos de duas turmas de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual no município de Guarapuava - PR.  Uma turma seguiu o método convencional, enquanto a outra utilizou modelos 3D de estruturas embrionárias. A coleta de dados incluiu anotações da pesquisadora e questionários de pré e pós-testes. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as turmas, com a turma experimental apresentando uma aprendizagem mais eficaz, superando barreiras conceituais e construindo representações funcionais das estruturas embrionárias. Sendo assim, a pesquisa demonstrou que a integração de tecnologias educacionais, como a impressão 3D, pode despertar o interesse dos alunos e melhorar a aquisição de conhecimento, capacitando os estudantes a se tornarem participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Biografie autore

Vanina Roncaglio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (doutorado acadêmico) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa.

Ana Lúcia Crisostimo, Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR (UNICENTRO)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR (UNICENTRO).

Carlos Eduardo Bittencourt Stange, Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR (UNICENTRO)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – PR (UNICENTRO).

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN