O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO SOB A ÓTICA DA EAE E CTSA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autori

  • Valdiza Maria do Nascimento Fadel
  • Priscila Caroza Frasson-Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Ana Emanuelle Utida de Miranda
  • Juliete Gomes Póss Asano

Abstract

Esta pesquisa qualitativa investiga uma possibilidade dinâmica de atuação docente para o ensino de empreendedorismo sustentável. O objetivo principal foi analisar como os Três Momentos Pedagógicos (3MP) contribuem para a integração da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no desenvolvimento de projetos sustentáveis no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Para isso, uma abordagem didático-pedagógica foi implementada com alunos do segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, por meio da problematização de questões socioambientais e tecnológicas, organizada com base nos 3MP. Os momentos são a Problematização, a Organização do conhecimento e a Aplicação do conhecimento. Os resultados revelaram avanços contínuos ao longo do percurso de ensino e aprendizagem dos alunos, que adotaram uma postura crítica em relação aos problemas discutidos, assumindo o papel de agentes de mudança. Além disso, reconheceram a importância de as instituições de ensino promoverem iniciativas voltadas a participação de alunos em projetos sociais. Durante a fase de Organização do conhecimento, eles demonstraram um engajamento significativo na exploração dos conteúdos curriculares relacionados ao empreendedorismo. Nesse processo, a integração dos princípios da EAE e da CTSA, aliados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promoveu o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão responsável e cidadã dos alunos, culminando na conclusão do último momento com a elaboração de projetos sustentáveis e propostas de solução eficazes.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN