A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO PLANEJAMENTO REVERSO COMO ORGANIZADOR DO ENSINO: UMA OFICINA VOLTADA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Joyce Frade Alves do Amaral
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar uma oficina ministrada em um evento de pós-graduação realizada em uma instituição de pesquisa localizada no Rio de Janeiro/Brasil. O foco foi refletir acerca da prática de ensino como um todo e traçar estratégias de melhorias por meio das metodologias ativas, como também demonstrar os benefícios do planejamento reverso como organizador do ensino. O trabalho é caracterizado como estudo qualitativo e apresenta o desenvolvimento de uma oficina que seguiu algumas etapas, a saber: a. bainstorming e mapa mental, acerca da concepção sobre o conceito de professor reflexivo; b. debate e exposição sobre como se aprende sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa; c. Apresentação das metodologias ativas, em específico a Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em problemas; d. Conceituação de planejamento reverso e e. Atividade final que foi caracterizada com o desenvolvimento e apresentação de um planejamento reverso voltado para algum grupamento escolar utilizando uma metodologia ativa estudada na oficina. Como resultado, pode-se entender que os participantes avaliaram a oficina como muito relevante para suas formações. A média de avaliação foi 5, o que indica uma forte concordância com a relevância da oficina para o desenvolvimento profissional. Com isso pode-se dizer que o objetivo foi alcançado, pois se busca que os professores se tornem mais reflexivos quanto a sua prática em sala de aula, trazendo propostas metodológicas que possam impactar o processo de ensino, contribuindo para a otimização da aprendizagem.

Biografía del autor/a

Joyce Frade Alves do Amaral

Fundação Oswaldo Cruz.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação Oswaldo Cruz.

Publicado

2024-10-09