AS PRÁXIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A PREVENÇÃO DA AIDS NO LIVRO “ESTAÇÃO CARANDIRU”

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Abstract

Este artigo refere-se a um estudo do livro "Estação Carandiru", que visa responder à seguinte questão-problema: Os Eventos Educativos elaborados por Dráuzio Varella no Carandiru para a prevenção da AIDS podem ser entendidos atualmente como Práxis da Alfabetização Científica e Tecnológica? Um trabalho que pode atualizar a compreensão acadêmica do livro "Estação Carandiru", sob a perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica e da Educação Emancipatória Freireana. Os trechos disponíveis no livro acerca dos Eventos Educativos foram obtidos por meio da metodologia de Análise de Conteúdo sob o referencial de Laurence Bardin. Dentre os resultados, observa-se que, na medida do possível, os Eventos Educativos de prevenção da AIDS tiveram o caráter de Práxis de Alfabetização Cientifica e Tecnológica; no entanto, as mudanças atitudinais das Pessoas Privadas de Liberdade não se materializaram significativamente devido à falta da tecnologia camisinha e entre outras condições físicas negligenciadas pelo governo do estado de São Paulo.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN