AVALIAÇÃO E AXIOLOGIA: OS VALORES IMPLÍCITOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

Autori

Abstract

Este artigo tem como objetivo de estudo analisar o ato de avaliar como processo de construção de aprendizagens. Ao observar a forma como os processos avaliativos estão sendo utilizados no âmbito educacional, fica evidente a importância de que haja pesquisas que possam orientar os professores no estabelecimento de intencionalidades avaliativas e a aplicação de instrumentos avaliativos que visam estimular o desenvolvimento de aprendizagens efetivas de uma maneira formativa. Para que mudanças possam acontecer, é necessário que os professores saibam o real significado de avaliar e conheçam a variedade de instrumentos avaliativos para que possam aplicar em sua prática docente. Vale ressaltar que o estabelecimento de intencionalidades avaliativas está diretamente ligado a aplicação de juízos de valor por meio de preceitos axiológicos. Esta pesquisa foi realizada com professores de diferentes componentes curriculares da Rede Estadual de Ensino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com sete (7) questões, das quais foram analisadas neste estudo. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam que os professores ainda elegem a “prova” como o instrumento de maior uso no ambiente escolar e que a avaliação dos conteúdos factuais e conceituais imperam na valoração destes profissionais. Também foi possível evidenciar que os professores cuja intencionalidade era avaliar os conteúdos procedimentais, estavam avaliando conteúdos matemáticos. Em adição, os dados expuseram o fato de que os professores não manifestaram intencionalidade nem avaliaram os conteúdos atitudinais em suas atividades avaliativas.

Biografie autore

Elizabete Rodrigues Fernandes Alexandre

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Ana Carolina de Moraes Correia

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Lucken Bueno Lucas

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Simone Luccas

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN