A AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM E A AUTOAVALIAÇÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Abstract
Discussões acerca da avaliação da aprendizagem escolar têm sido destaque em estudos e debates pela sua relevância no cenário acadêmico, nas quais buscam melhorias na qualidade do ensino ofertado nas instituições educacionais. Isto posto, o presente artigo objetiva investigar qual(is) a(s) concepção(ões) e as práticas de avaliação estão explícitas e implícitas nos professores participantes da pesquisa, com vistas a compreender sua percepção e suas práticas cotidianas sobre a Avaliação como Aprendizagem e a Autoavaliação, vistas como a tipologia e procedimento avaliativos que privilegiam a autorregulação da aprendizagem. Participaram do estudo dezessete (17) professores pertencentes ao quadro efetivo de uma escola que oferta os anos iniciais do Ensino Fundamental, situada ao norte do estado do Paraná, dos quais todos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com quatro (4) questões, sendo uma fechada e três abertas, analisadas neste artigo. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam que os professores afirmam conhecer a Avaliação como Aprendizagem, no entanto, conforme suas concepções e práticas, a tipologia ainda não está estabilizada e clara quanto à aplicação com os alunos.