APROXIMAÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autori

  • Sandra Regina dos Reis Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Ivone Pingoello Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Abstract

O estágio supervisionado no curso de Pedagogia ainda necessita de estudos, com o fim de redesenhar seus caminhos. Assim, tem se buscado alternativas diversificadas, sendo uma delas, sua aproximação com o Programa Residência Pedagógica (RP), que consiste em programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com o fim de implementar projetos de formação de professores. Estende-se a todas as licenciaturas, sendo desenvolvido em parceria com as IES e com a rede básica de Educação. Na busca por conhecer mais esse universo, foi proposto esse estudo que tem como objetivos, analisar a aproximação do RP com o estágio e apontar possíveis contribuições do RP ao estágio supervisionado. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa que envolveu estudo bibliográfico e análise documental dos editais do programa e de relatórios produzidos por alunos residentes, de um curso de Pedagogia, nos anos de 2023 e 2024. Os resultados apontam proximidades entre a atividades realizadas no RP e o estágio regular. Revela, ainda, que o tempo que o residente permanece na escola é maior que no estágio regular, bem como realiza mais atividades. Estes fatores, associado ao recebimento de bolsas ofertadas pela Capes, promovem o fortalecimento da compreensão de que o estágio e RP são importantes processos de formação docente, sendo que esse último apresenta vantagens, tanto pelas bolsas ofertadas pela CAPES, quanto pelo maior tempo dedicado às atividades de residência na escola.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN