ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autori

  • Ivone Pingoello Universidade Estadual do Norte do Paraná

Abstract

O objetivo desse estudo é discutir possibilidades de uso do celular para alfabetizar idosos. A metodologia é bibliográfica exploratória, a fonte de dados são artigos, livros e documentos oficiais que traduzem o pensar contemporâneo em relação aos desafios enfrentados pelos idosos no uso das tecnologias digitais, com especial atenção para os idosos analfabetos Essa discussão é parte da fundamentação teórica de atividades de pesquisa vinculada a Universidade Estadual do Norte do Paraná, registrada no Secapee n. 6550, com o título ALMA: Alfabetização Mobile para Adultos e integra o GPTECOG - Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos. A busca pela resposta teórica se justifica pelo interesse em ampliar as possibilidades pedagógicas de erradicação do analfabetismo no Brasil, facilitando o acesso ao mundo letrado por meio do uso do celular que acumula funções variadas e múltiplos dispositivos que estão ao alcance dos idosos. As narrativas apontam para possibilidades reais de utilização do celular como instrumento de aprendizagem dos códigos escritos, considerando que a maioria dos idosos possuem celular e os utiliza diariamente, incluindo os analfabetos que usam as funções de áudio para se comunicarem. O celular é um meio viável para o domínio e desenvolvimento dos códigos linguístico e com ganhos efetivos para a inclusão digital.  

Biografia autore

Ivone Pingoello, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Pubblicato

2024-10-09

Fascicolo

Sezione

CONIEN